Jogos da Juventude

22/09/2019

Em cerimônia marcante, Londrina dá as boas-vindas aos Jojups


Está aberta oficialmente a fase final da divisão A da 32ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups). A cerimônia de abertura foi realizada na noite deste sábado, no ginásio do Colégio Londrinense, em Londrina. Com direito a uma festa repleta de atrações e marcada por muitos momentos de emoção, Londrina deu as boas-vindas às demais delegações que vão participar da competição.
 
O ginásio ficou cheio para receber os representantes das 45 delegações que vão participar das disputas. E a festa começou em alto astral. Antes do tradicional desfile, a escola Janaína Amarante Fitness e Dança levantou o público presente com uma apresentação de dança de rua que fez até os atletas entrarem no ritmo.

...
 Arquibancadas do ginásio ficaram lotadas para acompanhar as atrações da abertura dos Jojups 2019 (Jaqueline Galváo/JOJUPS)

Já com os competidores perfilados, o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Fernando Madureira, abriu o discurso dando as boas-vindas aos participantes. Ele aproveitou também para ressaltar a importância do evento para a cidade e para os jovens atletas. “Há muitos pontos importantes a se ressaltar quando se tem um evento desse porte. A facilitação de competição para os atletas da cidade, a motivação para jovens que vão se espelhar nesses atletas competindo aqui, várias praças esportivas sendo melhoradas. E aumenta a visibilidade do esporte na mídia, o que ajuda a aumentar o número de adeptos, promovendo esporte, saúde e cidadania”, destacou.
 
Representando o governador do Paraná Ratinho Junior, o diretor geral do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, Walmir Matos, ressaltou o apoio da atual gestão do Estado ao esporte. “O governador Ratinho faz questão de investir em esporte, e tem investido muito para que nosso esporte realmente cresça cada vez mais. Trago o abraço do governador e tenho certeza que teremos mais uma grande edição, mais uma festa do esporte”, afirmou. Também participaram da cerimônia o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, a deputada federal Luiza Canziani e o deputado estadual Tiago Amaral.

O ápice
O momento mais marcante da festa de abertura foi o acendimento da pira olímpica. Coube ao mesatenista da equipe de Londrina Joon Shim, de apenas 15 anos, protagonizar a cena que ficará marcada na memória de todos os presentes por muitos anos. “É um orgulho muito grande ser escolhido para um momento tão importante, e uma honra poder representar a cidade e também elevar meu esporte a um momento único”, ressaltou o jovem.

...
Coreano naturalizado brasileiro, Joon Shim é uma das apostas para o futuro do tênis de mesa do Brasil (Jaqueline Galvão/JOJUPS)

Joon é uma das grandes promessas do tênis de mesa brasileiro. Nascido em Seul, na Coreia do Sul, ele veio ao Brasil aos quatro anos de idade e adotou Londrina como cidade desde 2015. Desde então, o garoto desponta como um fenômeno na modalidade, já disputa competições adultas, foi vice- campeão sul-americano e latino-americano em 2019, e está classificado para o Mundial da Polônia, no mês que vem.
 
O tradicional juramento dos atletas ficou a cargo da ginasta de Londrina Julia Kurunczi, campeã sul americana por equipe individual em 2018.
 
Homenagens
A reta final do evento foi marcada por emoção, com a série de homenagens prestadas a personagens que fizeram história no esporte paranaense e nacional. Foram cinco no total: a primeira foi ex-atleta Maria Conceição da Silva, representada pelo amigo Ricardo Barbosa Paula. Logo em seguida, a coordenadora das provas de ciclismo das competições estaduais Mônica Fraga recebeu a homenagem em nome do marido Jair Fraga, ciclista de estrada campeão pan-americano em 1985 e falecido em 2004 num acidente.
 
Também foram homenageados o ex-técnico de handebol João Marin Mechia, o ex-técnico da seleção brasileira de tawkwondo e atual presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Fernando Madureira, e o ex-árbitro de futebol Afonso Vitor de Oliveira. “Fui pego de surpresa, mas muito boa. Estou agradecido de poder receber essa homenagem num momento tão bacana, na minha cidade e num evento que participei tantas vezes como árbitro. Agradeço a todo o pessoal da organização e divido essa honra com todos os homenageados”, revelou Oliveira, de 77 anos, que preside a Comissão de Árbitros da Federação de Futebol do Paraná (FPF) desde 2006.

...
Homenagens a personagens marcantes do esporte paranaense emocionou o público presente (Jaqueline Galvão/JOJUPS) 

Tamanho dos Jogos
A fase final vai até o próximo dia 29 e vai reunir em Londrina 6,5 mil participantes, incluindo técnicos, estafe e atletas. Os mais de 5 mil competidores, de 15 a 19 anos, vão representar 421 equipes, de 45 cidades diferentes do Paraná.
 
Haverá disputas em 18 modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, rugby, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.
 
O município-sede vai disponibilizar para a competição um aplicativo para transmissão em tempo real dos resultados das modalidades coletivas (basquetebol, futsal, futebol, handebol e voleibol) e das individuais de atletismo, natação e taekwondo.
 
Para baixar o aplicativo Sport App Londrina gratuitamente acesso o link play.google.com/store/apps/details?id=br.com.sportapp.londrina
 
A 32ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS), Divisão A, são uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte e apoio da cidade de Londrina.
 
Acompanhe a fanpage dos JOJUPS www.facebook.com/jogosdajuventudeparana/

COM/JOJUPS
Rafael Souza
rafaelsouza.jor@hotmail.com
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.