Notícia Destaque

30/09/2019

Londrina comemora sucesso de mais uma edição dos JOJUPS

Um dos maiores polos esportivos do Paraná, o município de Londrina encerrou no domingo (29.09) a fase final da Divisão A dos Jogos da Juventude, competição que reuniu em 10 dias a elite do esporte paranaense.

Foram 18 modalidades em disputa, um total de 255 jogos realizados em 23 praças esportivas, envolvendo 3.040 atletas e 569 dirigentes, totalizando 415 equipes de 75 municípios. Gerador de emprego e renda, o evento contou com 292 árbitros e 190 profissionais nas Comissões Executivas Estadual e Municipal. Durante a competição foram servidas mais de 25 mil refeições no restaurante oficial e 1.500 leitos da rede hoteleira foram utilizados. No total, o investimento do Governo do Estado foi de R$ 3 milhões para realizar a fase final da Divisão A dos JOJUPS. 

...
Coordenador geral dos JOJUPS, Emerson Venturini (primeiro à dir) com os coordenadores técnicos Leopoldo Vendrami e Agnaldo Baldo: "Chegamos ao final dos JOJUPS orgulhosos e certos de que realizamos um grande evento" (Foto: Jaqueline Galvão/JOJUPS)

Com uma equipe da Esporte Paraná que possui expertise na organização de grandes eventos, o diretor geral dos JOJUPS, Emerson Venturini (Milico), disse que encerra a 32ª edição orgulhoso de tudo que fora realizado em Londrina. “Os números que envolvem a organização dos Jogos da Juventude impressionam, é preciso ter uma equipe alinhada para que tudo ocorra dentro do planejado, só tenho a agradecer o empenho da equipe da Esporte Paraná, tivemos muito sucesso na realização de mais esta competição. Somado a isso, contamos com o apoio local da equipe da Fundação de Esportes, que nos atendeu prontamente sempre que solicitada. Chego ao final dos JOJUPS orgulhoso e certo de que realizamos um grande evento”, afirmou Milico. 

Após duas décadas sem sediar competições oficiais do Paraná, Londrina voltou a figurar entre as cidades-sedes em 2017, recebendo desde então uma edição dos Jogos Abertos e duas edições dos JOJUPS e do Parajaps. “Os Jogos Abertos foram criados em Londrina e ficamos mais de 20 anos sem sediar competições oficiais. Na gestão do prefeito Marcelo Belinati junto com o diretor presidente da Fundação de Esportes, Fernando Madureira, afirmamos nosso compromisso em trazer eventos oficiais para Londrina, pois entendemos que estas competições são um espelho para o trabalho de base. O reflexo é automático, sempre que acontecem os jogos no município aumenta significativamente o número de crianças nas atividades de iniciação esportiva em nossos projetos”, enfatizou o assessor de Esportes e Eventos da FEL e coordenador municipal dos JOJUPS, Sandro Santos.

Em setembro de 2020, a Capital do Café será sede da primeira edição dos Jogos Abertos Combate, voltado apenas para as lutas, reunindo 10 modalidades em duas categorias: olímpica (judô, karatê, taekwondo, luta olímpica e boxe) e não-olímpica (jiu-jitsu, muay thai, capoeira e kickboxing). “Em 2021 vamos voltar a pleitear sede dos JOJUPS e JAPS”, antecipou Santos. 

...
Assessor de Esportes e Eventos da FEL e coordenador municipal dos JOJUPS, Sandro Santos: "Tudo transcorreu de forma tranquila, a movimentação foi maravilhosa nas praças esportivas, tivemos a presença do público e um grande envolvimento nas redes sociais" (Foto: Jaqueline Galvão/JOJUPS)

De volta ao roteiro de competições oficiais, Londrina comemora o sucesso de mais um evento realizado. “Tudo transcorreu de forma tranquila, a movimentação foi maravilhosa nas praças esportivas, tivemos a presença do público e um grande envolvimento nas redes sociais, além disso, o aplicativo Sport App Londrina, oferecido pela FEL de forma gratuita  para o público acompanhar em tempo real as disputas, foi um verdadeiro sucesso”, enfatizou Santos.

Capital mantém hegemonia ao levar título geral pelo quarto ano seguido 
Com equipes em 33 das 34 modalidades em disputas (feminino e masculino) – só não esteve presente no handebol masculino, Curitiba subiu ao pódio 21 vezes entre os três primeiros colocados, conquistando oito medalhas de ouro, nove de prata e três de bronze. Com esse resultado, Curitiba manteve a hegemonia e subiu pela quarta vez consecutiva no degrau mais alto do pódio, sagrando-se campeão geral dos JOJUPS. 

..
 Curitiba comemorou com Londrina e Maringá o tetracampeonato geral dos JOJUPS (Foto: Marco Antônio Lemes/JOJUPS)

A capital somou 30 pontos a mais que Londrina e 103 a mais que Maringá, cidades que completaram o pódio geral. Os municípios de Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Toledo, Cascavel, Campo Mourão, São José dos Pinhais e Medianeira fecharam as 10 primeiras posições. “Existe todo um trabalho voltado para o esporte em Curitiba, esse trabalho acaba sendo coroado através destas conquistas, mas nunca nos damos por satisfeitos, queremos fazer sempre mais e melhor, então mesmo obtendo o tetracampeonato vamos retornar para Curitiba e na próxima semana vamos pensar em como podemos fazer pra continuar melhorando nas próximas edições dos JOJUPS”, expôs o chefe da delegação, Jean Kulcheski.

O troféu geral de Curitiba foi impulsionado pelos títulos no badminton feminino e 3º no masculino, dobradinhas de campeã no judô e na natação, ouro no rugby feminino e 2º no masculino, prata no karatê feminino, ouro no tênis masculino e prata no feminino, ouro no voleibol masculino após 16 anos e prata no feminino, bronze no vôlei de praia feminino, prata no taekwondo masculino e bronze no feminino, prata no xadrez masculino e no ciclismo feminino e masculino, além do bronze no atletismo feminino. 

Os donos da casa também comemoraram a classificação. A cidade sediou pela última vez a competição em 2017 depois de ficar por duas décadas sem sediações e em 2019, mesmo com o principal palco esportivo do município, o Ginásio de Esporte Professor Darci Côrtes (Moringão), interditado parcialmente por conta de reformas, o município conseguiu atender a demanda com folga, já que possui inúmeros outros espaços modernos para prática de várias modalidades, condição que o coloca como referência no Estado. “Contamos com várias parcerias para realizar os JOJUPS, além do envolvimento de diversas secretarias municipais para que a competição pudesse ser realizada. Londrina teve uma boa representatividade, o prefeito ficou muito satisfeito com todo o desempenho da cidade, tendo seu nome mais uma vez evidenciado no Estado”, ressaltou Santos.

Fotos da competição podem ser conferidas no facebook dos Jogos da Juventude do Paraná

A Divisão A do 32º Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS) é uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, com o apoio da cidade de Londrina.

Confira abaixo a classificação geral por modalidades:
Atletismo masculino
1º - Londrina
2º - Maringá
3º - Campo Mourão

Atletismo feminino 
1º - Londrina
2º - Campo Mourão
3º - Curitiba

Badminton masculino 
1º - Londrina
2º - Toledo 
3º - Curitiba 

Badminton feminino 
1º - Curitiba
2º - Toledo 
3º - Londrina 

Basquetebol masculino 
1º - Cambé
2º - Toledo
3º - Londrina

Basquetebol feminino 
1º - Foz do Iguaçu
2º - Ponta Grossa
3º - Londrina

Ciclismo masculino
1º - Medianeira 
2º - Curitiba 
3º - Rolândia

Ciclismo feminino 
1º - Rolândia
2º - Curitiba
3º - Maringá

Futebol masculino 
1º - Londrina 
2º - Toledo
3º - Ponta Grossa

Futsal masculino
1º - Medianeira
2º - São José dos Pinhais
3º - Cambé

Futsal feminino
1º - Telêmaco Borba
2º - Foz do Iguaçu
3º - Manoel Ribas

Ginástica rítmica 
1º - Londrina
2º - Curitiba
3º - Toledo

Handebol masculino 
1º - Londrina
2º - Maringá
3º - Jussara

Handebol feminino 
1º - Cascavel
2º - Maringá
3º - Sarandi

Judô masculino 
1º - Curitiba
2º - Maringá 
3º - Foz do Iguaçu 

Judô feminino
1º - Curitiba
2º - Sarandi
3º - Maringá 

Karatê masculino 
1º - Londrina
2º - Maringá 
3º - Cascavel 

Karatê feminino 
1º - Ponta Grossa
2º - Curitiba 
3º - Pato Branco 

Natação masculina
1º - Curitiba
2º - Cascavel 
3º - Maringá 

Natação feminina
1º - Curitiba
2º - Cascavel 
3º - Maringá 

Rugby masculino 
1º - Toledo
2º - Curitiba
3º - Maringá

Rugby feminino 
1º - Curitiba
2º - Maringá
3º - Guarapuava

Taekwondo masculino
1º - Londrina
2º - Curitiba
3º - Cascavel

Taekwondo feminino
1º - Londrina
2º - Cascavel
3º - Curitiba

Tênis masculino 
1º - Curitiba 
2º - Ponta Grossa
3º - Londrina 

Tênis feminino
1º - Maringá 
2º - Curitiba
3º - Marechal Cândido Rondon 

Tênis de mesa masculino 
1º - Londrina
2º - São José dos Pinhais 
3º - Maringá 

Tênis de mesa feminino 
1º - Maringá 
2º - Cascavel 
3º - Toledo 

Voleibol masculino
1º - Curitiba
2º - Medianeira
3º - Araucária 

Voleibol feminino 
1º - Marechal Cândido Rondon
2º - Curitiba
3º - Toledo 

Vôlei de praia masculino
1º - Maringá 
2º - Londrina 
3º - Paranaguá 

Voleibol de praia feminino
1º - Maringá
2º - Londrina
3º - Curitiba 

Xadrez masculino
1º - Ponta Grossa
2º - Curitiba
3º - São José dos Pinhais 

Xadrez feminino
1º - Ponta Grossa
2º - Piraí do Sul 
3º - São José dos Pinhais


COM/JOJUPS
Equipe de jornalismo: Jaqueline Galvão / Silmar Ramos / Carol Flores / Felipe Fachini / Marco Antônio Lemes /  Rafael Souza / Thaise Oliveira / AmandaYargas
Coordenação: Ricardo Morante


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.