Basquetebol

30/09/2019

Foz do Iguaçu tetracampeão e retorno a Divisão A com título de Cambé

Em uma competição tão desejada e disputada como os Jogos da Juventude do Paraná ganhar um título não uma missão fácil. Mas a equipe masculina de basquetebol da cidade de Cambé e as meninas do time de Foz do Iguaçu conseguiram esse trunfo. A conquista do ouro na Fase Final dos JOJUPS que aconteceu em Londrina foi muito especial para ambas as equipes devido a história por traz de cada time.

Foz do Iguaçu não se apegou ao favoritismo que os três títulos consecutivos dos JOJUPS poderiam causar, pelo contrário disputou cada partida com muita vontade de vencer, essa gana fez com que as atletas do time da fronteira alcançassem o tetracampeonato dos Jogos da Juventude do Paraná de forma invicta.

Diferente da categoria masculina da modalidade no feminino a disputa pelo ouro aconteceu em grupo único formado por cinco times, onde todos jogaram contra todos. E Foz do Iguaçu entrou em quadra consciente de que só as vitórias importavam e fizeram uma bela campanha ao vencer todos os jogos da competição.

O primeiro capítulo dessa história foi contra o time de Marechal Cândido Rondon que perdeu por 32x78 para Foz do Iguaçu. Na segunda rodada dos JOJUPS foi a vez de vencer o time de Ponta Grossa por 83x47. Quem também foi vencido na campanha pelo tetracampeonato foi o time de Curitiba que perdeu o jogo pelo placar de 83x37.

O último e decisivo jogo foi entre as equipes de Londrina e Foz do Iguaçu que fizeram na última rodada o confronto que definiria o campeão. As donas da casa que precisavam da vitória não suportaram a forte marcação e os contra-ataques de Foz do Iguaçu que venceu a partida por 97x39 e soltou o grito de tetracampeão dos Jogos da Juventude do Paraná.

.

Meninas fazem o número quarto em referência ao tetracampeonato. Foto: Felipe Fachini

No masculino a história do campeão Cambé também tem suas emoções, e ela começa no ano de 2017 quando a equipe caiu da Divisão A dos Jogos da Juventude do Paraná para a Divisão B. Apesar do decesso no ano de 2018 os meninos de Cambé vieram focados e conseguiram retornar a principal divisão dos JOJUPS.

Em Londrina essa história ficou ainda mais interessante já que o time de Cambé mostrou força desde o primeiro jogo pela fase de grupos quando venceu o clássico contra Londrina por 71x44. A forte marcação também foi um dos pontos marcantes do time que passou ainda por Campo Mourão 102x44 e pela última rodada venceu a equipe de Medianeira por 102x62.

As semifinais foi outro clássico da região, o adversário da vez foi a equipe de Maringá que não conseguiu fazer força frente ao time de Cambé e perdeu por 80x55. O oponente da final foi o time de Toledo que nas semis passou pela equipe de Londrina em um grande jogo pelo placar de 84x79.

Cambé e Toledo fizeram uma partida digna de uma final, o título da modalidade foi disputado desde o primeiro segundo do jogo que teve muitas reviravoltas, ora Toledo dominava, ora Cambé. A grande final só foi definida mesmo no último quarto do jogo quando Cambé apertou a marcação e soube administrar o placar. Toledo então se lançou ao ataque, mas não conseguiu furar o bloqueio do time adversário. Fim de jogo Cambé campeão 80x74.

.

Técnico de Cambé Tin leva o tradicional banho depois de conquistar o ouro. Foto: Felipe Fachini

“A garotada se superou, é um grupo que já está junto a um tempo, uma geração que vem subindo desde o sub 15. Atletas comprometidos, sempre focados e mantendo a humildade e o pé no chão. O resultado está aí, esses meninos estão de parabéns. Os JOJUPS é a principal competição dessa idade a nível de estado, é uma grande vitrine pra eles também. Já a sensação de vencer esse título é única, já fui campeão de outras competições, mas cada título é uma história e uma emoção diferente, a gente explode de alegria por sentir que o trabalho foi realizado de forma excelente e que deu frutos. Esse ouro ficou ainda mais grande por ter na final o time de Toledo que é uma grande equipe, é de se destacar que duas cidades do interior do Paraná chegaram a final do basquetebol nos Jogos da Juventude do Paraná, e isso mostra a força dessas cidades, parabéns a Toledo também, jogo duro, disputado e de alto nível” destacou o técnico de Cambé, Nilton, mais conhecido como Tin.

Veja a classificação final do basquetebol e de outras modalidades

Estarão em disputa 18 modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, rugby, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

O município-sede vai disponibilizar para a competição um aplicativo para transmissão em tempo real dos resultados das modalidades coletivas (basquetebol, futsal, futebol, handebol e voleibol) e das individuais de atletismo, natação e taekwondo.

Para baixar o aplicativo Sport App Londrina gratuitamente acesso os link:

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.sportapp.londrina

IOS: https://apps.apple.com/br/app/sportapp-londrina/id1477716009

Acompanhe também pela fanpage dos JOJUPS: https://www.facebook.com/jogosdajuventudeparana/

A 32ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS), Divisão A, são uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte e apoio da cidade de Londrina.

 

Felipe Fachini/JOJUPS

jornalistafachini@gmail.com

(45) 9 9992-6092

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.