Futsal

30/09/2019

Da eliminação ao título inédito: Medianeira vence São José dos Pinhais nos pênaltis e é o campeão do futsal masculino

A manhã deste domingo, dia 29, se tornou histórica para a cidade de Medianeira. Na final do futsal masculino da 32ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná, divisão A, em Londrina, o time venceu nos pênaltis a equipe de São José dos Pinhais, após empate por 1 a 1, e conquistou o título inédito.

Muita festa na hora de erguer o troféu de campeão do futsal masculino (Foto: Thaise Oliveira/JOJUPS)

Muita festa na hora de erguer o troféu de campeão do futsal masculino (Foto: Thaise Oliveira/JOJUPS)

Depois da breve eliminação na fase de grupos, o time retornou à competição com tudo. Aproveitando a segunda chance, Medianeira deu muito trabalho aos adversários pela entrega em quadra. Nas quartas de final, o time venceu Curitiba por 3 a 0 e na semi eliminou a forte equipe de Coronel Vivida nos pênaltis. Determinados, a decisão do título não seria nada fácil. Afinal, do outro lado estava a boa equipe de São José dos Pinhais, que na semifinal bateu Cambé por 6 a 1.

O primeiro encontro entre as duas equipes foi ainda na fase de grupos. No dia 25, quarta-feira, Medianeira venceu o confronto por 3 a 1. Mas na final, quem saiu na frente foi São José dos Pinhais. Aos cinco minutos, Gabriel abriu o placar. Com um jogo pegado, muitas faltas foram cometidas e a decisão foi ficando ainda mais tensa. E quando São José dos Pinhais ia colocando uma mão no título, Vinicius colocou Medianeira de novo na disputa marcando o gol de empate faltando oito minutos para o apito final.

Final entre Medianeira e São José dos Pinhais (Foto: Thaise Oliveira/JOJUPS)

Final entre Medianeira e São José dos Pinhais (Foto: Thaise Oliveira/JOJUPS)

Sem balançar a rede novamente, a partida terminou em 1 a 1 e a decisão foi para os pênaltis. Nas cobranças, Medianeira foi mais eficiente e, com muita festa, soltou o grito de campeão. “Nossa equipe entrou com a cabeça pesada, estávamos muito cansados do jogo de ontem, mas no segundo tempo focamos, entramos e conseguimos empatar. Nos pênaltis fizemos belas cobranças e saímos com a vitória. Deus é bom e nos deu uma outra oportunidade. Isso nos deu mais ânimo, voltamos 100%”, disse Matheus Rodrigues.

Autor do gol de empate, Vinicius Gonçalves saiu com a sensação de dever cumprido, já que o atleta de Paranaguá foi convidado a compor o grupo na competição. “Recebi o convite do professor e vim para essa ‘guerra’. Infelizmente errei o primeiro gol, mas na segunda chance fui feliz e fiz o gol levando a decisão para os pênaltis e depois sendo os campeões. Agradeço ao professor Marlos pelo convite e a rapaziada que me recebeu super bem. Agora é só comemorar”, falou.

Vinicius após marcar o gol de empate (Foto: Thaise Oliveira/JOJUPS)

Vinicius após marcar o gol de empate (Foto: Thaise Oliveira/JOJUPS)

Confiante, o técnico Marlos Heinrich sabia que tinha uma equipe competitiva que faria uma boa campanha. “Não vou falar a ponto de vir aqui e ser campeão, mas sabíamos que faríamos uma competição. Depois que retornamos nossos meninos ganharam força também. Nós temos um grupo muito bom, peças de reposição, troca. Quem está fora a todo momento está incentivando quem está dentro. Quando precisamos fazer as trocar quem entrou correspondeu à altura de quem estava jogando. Eu falo que o grupo foi muito forte, muito unido e com isso conseguimos conquistar o título”.

Segundo o comandante, o entrosamento dos atletas foi fundamental para realizar o esquema de jogo. “Essa é uma geração que está há muito tempo jogando junto, duas ou três peças entraram este ano. Treinamos muito, esses meninos estão inseridos no projeto do adulto em Medianeira, então isso fortalece muito a questão de saber a característica de outro atleta”, contou.

Técnico Marlos Heinrich recebeu a medalha das mãos do capitão da equipe (Foto: Thaise Oliveira/JOJUPS)

Técnico Marlos Heinrich recebeu a medalha das mãos do capitão da equipe (Foto: Thaise Oliveira/JOJUPS)

Ao final, mostrou gratidão aos que fazem parte do projeto e os auxiliam durante todo o ano. “Temos que agradecer ao município de Medianeira, ao secretário de esportes que nos incentiva. Aos nossos patrocinadores e colaboradores do projeto, e ao Governo do Estado por organizar a competição. Esperamos que esse seja o primeiro título de muitos para o município de Medianeira”, finalizou.

Confira a classificação final

1º lugar: Medianeira
2º lugar: São José dos Pinhais
3º lugar: Cambé

 São José dos Pinhais, vice-campeão do futsal masculino (Foto: Thaise Oliveira/JOJUPS)

São José dos Pinhais, vice-campeão do futsal masculino (Foto: Thaise Oliveira/JOJUPS)

Confira todas as fotos da modalidade na página https://web.facebook.com/jogosdajuventudeparana/

A 32ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS), Divisão A, é uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, com o apoio da cidade de Londrina.

COM/JOJUPS
Thaise Oliveira
thaiseoliveira@live.com
 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.