Handebol

30/09/2019

Londrina conquista o bicampeonato em casa e de virada contra rival

Neste domingo (29.09), Londrina conquistou o bicampeonato no handebol masculino na 32ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná, divisão A. O time repetiu a medalha de ouro numa vitória contra Maringá, com quem também havia disputado o título no ano anterior. Jussara ficou com o bronze após vencer Colorado por 28 a 27.


Londrina comemora bicampeonato em casa. Fotos: Amanda Yargas/JOJUPS

Londrina comemora bicampeonato em casa. Fotos: Amanda Yargas/JOJUPS


Londrina tinha uma responsabilidade muito grande: manter o título do handebol masculino dos JOJUPS. Como se essa pressão não fosse suficiente, ainda disputavam o campeonato em casa, e repetiam a final contra Maringá, time com o qual a rivalidade é sempre grande e os jogos apertados. A expectativa em cima desses garotos era enorme e, com um primeiro tempo dominado pelo adversário, a vitória estava ficando distante e o sonho do bicampeonato parecia improvável. Por isso, quando João Pedro Rodrigues, 18 anos, disse, logo que entraram no segundo tempo, que Londrina ia ganhar, chegou a receber um olhar incrédulo. 


Se foi confiança ou premonição não dá para saber. O fato é que Londrina conseguiu encostar e, faltando 10 minutos para o final da partida, o placar ficou todo igual, com 11 gols por time.


O time conseguiu contornar a vantagem de Maringá e vencer o campeonato. Fotos: Amanda Yargas/JOJUPS

O time conseguiu contornar a vantagem de Maringá e vencer o campeonato. Fotos: Amanda Yargas/JOJUPS


Depois disso não teve coração ou boca quieta no ginásio. Numa série impressionante de reviravoltas, Maringá e Londrina se revezaram na dianteira, passando por empates dramáticos. O jogo terminou com festa para o time da casa. Que venceu por 18 a 16.


O goleiro Lucas Esquitini, 16 anos, lembrou que, na preparação para o jogo, a equipe já sabia que ia ser muito difícil: “mas eu disse pros moleques, se a gente se unir, ninguém ganha da gente, porque a gente é muito forte unido. A gente foi mais unido que eles hoje e por isso mereceu a vitória”.


Pedro Freire, 17 anos, foi o que mais pontuou na partida. “Só tenho a agradecer a equipe porque sem o coletivo não teria chance de eu entrar no espaço vazio e fazer os gols que eu fiz”, disse. Pedro e Lucas contaram que, se tentar jogar sozinho no handebol, não tem como ir em frente. Então, eles consideram que a amizade entre eles influenciou o resultado. 


Mas o curioso é que, com as meninas de Maringá que tinham acabado de disputar a final feminina na torcida isso não abalou a equipe da casa. Apesar de também contar com seus torcedores, Lucas e Pedro disseram que gostam mesmo é de jogar com a torcida contra. “Quanto mais eles gritavam, mais a gente queria ser campeão”, falou Lucas.


Equipe faz festa ao receber o troféu do JOJUPS. Foto: Amanda Yargas/JOJUPS

Equipe faz festa ao receber o troféu do JOJUPS. Foto: Amanda Yargas/JOJUPS


Os dois vieram compor o time de Londrina neste ano, Lucas é de Campo Mourão e Pedro, de Brasília. Então, sentiram a pressão de manter o título, mas não participaram da conquista dele. Quem vai ter as medalhas de ouro das duas edições é o Felipe Rodolfo dos Santos, 18 anos. 


O jogador, que é natural da cidade campeã, contou que se dedicou muito porque era o último ano dele na competição. Felipe já está jogando na equipe adulta ao lado de atletas que ele admirava desde pequeno, acompanhando a competição do Juventude. Há seis anos ele treina handebol e disse que seu sonho era jogar a Liga Nacional, o que está se realizando agora. Ele deixou um recado para as crianças que querem ser jogadores: “Não desiste, vai ser difícil, vai ter muitas dificuldade, mas não pode desistir, você tem que lutar muito pelo que você quer, você consegue”.


A 32ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS), Divisão A, é uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, com o apoio da cidade de Londrina.


Veja mais FOTOS das finais do handebol nos 32º JOJUPS

Álbum do Facebook

 

Confira os medalhistas do handebol masculino do 32º JOJUPS

Ouro: Londrina

Prata: Maringá

Bronze: Jussara


Amanda Yargas/JOJUPS

iargas.amanda@gmail.com


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.