Xadrez

17/11/2019

Ibiporã e Arapongas lideram e tem grandes chances de título no convencional

Após quatro rodadas as competições do xadrez convencional estão afunilando na 32ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS), Divisão B em Francisco Beltrão. A terceira e quarta rodadas foram disputadas neste domingo (18), na Associação dos Servidores Municipais de Francisco Beltrão.

Depois do encerramento da 4ª rodada a equipe de Arapongas lidera no feminino, com 12 pontos, seguida por Maringá com 11,5. A equipe de Douradina está na 3ª colocação com 9,5 pontos. Na última rodada Arapongas enfrenta Douradina, enquanto Maringá encara o time de Iretama.

No naipe masculino as equipes favoritas ao título são Maringá e Siqueira Campos, que tem 10 pontos cada, Cruzeiro do Oeste que está com 10,5 pontos e Ibiporã, atual líder, com 11,5 pontos.

Na rodada decisiva o time de Ibiporã enfrenta, Siqueira Campos, enquanto Maringá e Cruzeiro do Oeste fazem outro confronto decisivo. O time de Ibiporã é o atual líder da competição e grande favorito ao título. Até o momento a equipe de Ibiporã disputou 16 partidas no convencional e obteve 11 vitórias, um empate e quatro derrotas.

Luiz Matheus da Silva, um dos enxadristas que está competindo por Ibiporã, destacou o bom momento da equipe na competição. “Nós estamos jogando em um nível altíssimo, o que nos colocou na briga pela medalha de ouro. Agora é descansar bem e procurar fazer boas partidas contra Siqueira Campos para confirmar essa conquista”, destacou o atleta.

Um dos diferenciais do time de Ibiporã é o seu experiente treinador, Ricardo Hisao, que tem vasta experiência na modalidade, sendo inclusive árbitro federado. Hisao destacou a boa campanha de sua equipe nos JOJUPS. “Eu acredito que a equipe está demonstrando um potencial muito grande, superando todas as nossas expectativas. Espero que os meninos continuem fazendo boas partidas para que a gente fique com a medalha de ouro”, ponderou o técnico.

Hisao complementou enaltecendo o quanto é gratificante poder repassar um pouco de sua experiência para os jovens enxadristas. “Eu tenho bastante experiência na modalidade e procuro ter serenidade para repassar o que sei para os meus alunos. Espero ser útil para eles de alguma forma e contribuir para que todos evoluam cada vez mais como enxadristas”, concluiu o técnico.

A 5ª e última rodada do xadrez convencional nos JOJUPS será disputada a partir das 09h desta segunda-feira (18), na Associação dos Servidores Municipais de Francisco Beltrão.

Classificação do convencional após a 4ª rodada

Masculino

1º Ibiporã 11,5

2º Cruzeiro do Oeste 10,5

3º Siqueira Campos 10

4º Maringá 10

5º Cafezal do Sul 9,5

6º Ampére 8

7º Cascavel 8

8º Iretama 7,5

9º Roncador 7

10º Arapongas 7

11º Douradina 7

12º Araucária 6,5

13º Pinhão 6

14º Marechal Cândido Rondon 3,5

Feminino

1º Arapongas 12

2º Maringá 11,5

3º Douradina 9,5

4º Cruzeiro do Oeste 9

5º Iretama 8,5

6º Cascavel 8,5

7º Pinhão 8

8º Francisco Beltrão 6,5

9º Ampére 6

10º Foz do Iguaçu 4,5

11º Corbélia 4

A 32ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS), Divisão B, são uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte e apoio da cidade de Francisco Beltrão.

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.